terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Os 10 melhores álbuns de 2014


1. MAC DEMARCO - SALAD DAYS
   O talento de Mac DeMarco já se sentia em 2, o seu primeiro álbum de estúdio. Dois anos depois, as suspeitas confirmavam-se em Salad Days. No novo disco, o rapaz canadiano leva-nos numa viagem pelo psicadelismo, com um toque de "jizz jazz" (nome que dá ao seu estilo musical). 
   A partir do seu apartamento em Brooklyn e com uma "guitarra de 30 dólares", nascem os seus riffs dançantes e tão característicos. As músicas românticas assumem um papel importante neste álbum e mostram o crescimento de DeMarco na escrita das suas letras, como acontece em Let My Baby Stay ou Let Her Go.
   Mas o que torna o músico tão especial? Quem ouve o disco sem conhecer a personalidade do artista espera encontrar um rapaz tranquilo, que canta sobre relações amorosas e cigarros. Mas acontece precisamente o contrário. Mac DeMarco é um miúdo (tem apenas 24 anos) divertido, com uma excentricidade de certa forma simples (quem já o viu a atuar sabe do que falo), que nunca para de surpreender.














2. THE WAR ON DRUGS - LOST IN THE DREAM
   Quando a namorada de Adam Granduciel pôs fim à relação que mantinha com o vocalista dos War On Drugs, este decidiu fechar-se em casa e concentrar-se a 100% no seu terceiro álbum. Devido a estas circunstâncias, a banda de Filadélfia apresenta-nos um álbum de certa forma sombrio, onde se canta sobre temas como o pânico, perdas e corações partidos. 
   É um disco mais extenso em termos de qualidade musical do que os seus antecessores. Em Lost In The Dream ouvimos pianos com um som melancólico, guitarras acústicas e sintetizadores e que recolhe influências de artistas como Bruce Springsteen, Tom Petty e Bob Dylan.














3. TEMPLES - SUN STRUCTURES
   O psicadelismo voltou, renovado. É isto que nos vem à cabeça quando escutamos o álbum de estreia da banda da pequena cidade de Kettering, no Reino Unido.
   Não precisamos de nos esforçar muito para reconhecer as influências presentes neste disco: os Pink Floyd na era Syd Barrett e os Beatles, nos seus últimos anos. Se os encaixarmos nos últimos anos, podemos afirmar que os Temples são a versão britânica dos Tame Impala (ou até dos portugueses Capitão Fausto).
   Uma coisa é certa, se Sun Structures tivesse sido lançado nos anos 60, ninguém teria estranhado.

4. Sun Kil Moon - Benji

5. Jack White - Lazaretto

6. Angel Olsen - Burn Your Fire For No Witness

7. Perfume Genius - Too Bright

8. Ty Segall - Manipulator

9. Future Islands - Singles

10. Foo Fighters - Sonic Highways

2 comentários:

  1. Boa lista!
    Sempre foste ao Gerard Way? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks!
      Nunca estive para ir ao Gerard Way, só pus ali para anunciar a data :D

      Eliminar