segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Um génio nasceu, outro morreu


   Há setenta e um anos atrás, ninguém imaginava que estava a nascer uma das maiores lendas do rock. Jim Morrison veio ao mundo no dia 8 de dezembro de 1943, na Flórida. Ficou conhecido como o fundador de uma das melhores bandas de sempre quando, em 1965, juntamente com Ray Mazarek, formou os The Doors. No momento em que a banda alcançava um enorme êxito, Jim desenvolvia uma dependência do álcool e de drogas. 
   Era famoso pela sua atitude selvagem e radical enquanto atuava, mas também pelos seus poemas improvisados. É, por isso, considerado um dos vocalistas mais carismáticos da história do rock.
   O consumo de substâncias ilícitas por parte de Jim Morrison cresceu e, em março de 1971, todos os elementos da banda concordaram em fazer uma pausa por tempo indeterminado.
   Juntamente com a sua namorada, Pamela Courson, o vocalista mudou-se para Paris, onde pretendia dedicar-se à escrita.
   James Douglas Morrison faleceu a 3 de julho de 1971, na banheira da sua casa na capital francesa. Ainda hoje existem dúvidas sobre a causa da morte do cantor. Apesar de o relatório oficial apontar para um ataque cardíaco, põe-se a hipótese de uma overdose de heroína ou de um assassinato por parte das autoridades dos Estados Unidos. Jim Morrison está sepultado no cemitério de Père-Lachaise, em Paris.

"Expose yourself to your deepest fear;
 after that, fear has no power, and the fear of freedom shrinks and vanishes.
 You are free."
______________________________________________________________________________


   John Lennon nasceu a 9 de outubro de 1940. Ficou famoso devido à criação da uma das maiores bandas de sempre, The Beatles, onde, em conjunto com Paul McCartney, deu origem a uma das melhores duplas de compositores/cantores.
   Com a banda inglesa lançou treze álbuns, em apenas dez anos. Lennon abandonou os Beatles e, a 10 de abril de 1970, McCartney anunciou o seu fim.
   Durante a sua vida, o músico dedicou-se a eventos políticos que lutavam pelos direitos humanos e apelo à paz.
   No dia 8 de dezembro de 1980, quando regressava ao seu apartamento em frente ao Central Park, foi abordado por um rapaz, fã dos Beatles, que disparou contra o cantor. John Lennon acabou por morrer a caminho do hospital. O músico foi cremado e as suas cinzas foram guardadas pela mulher, Yoko Ono.

"We live in a world where we have to hide to make love,
while violence is practiced in broad daylight."

Sem comentários:

Enviar um comentário